A Gran Mestri

A RECEITA É ITALIANA,
MAS O TEMPERO É BRASILEIRO

A Gran Mestri Alimentos é uma indústria entusiasticamente italiana e genuinamente brasileira que se dedica com paixão à arte de produzir queijos finos. Da Itália, herdamos a tradição de produzir os melhores queijos do mundo, que juntamos com a experiência e a excelência brasileira.

Oferecer aos consumidores produtos de alta qualidade, com o legítimo sabor italiano, incentivando os colaboradores e gerando valor ao cliente e ao consumidor. Ser reconhecido por ser os que melhor atendem às necessidades de queijos finos do Brasil, num ambiente participativo, com crescimento humano, eficiêcia, ética e lucratividade.

  • Ser referência no segmento de produtos lácteos diferenciados, trabalhando com responsabilidade, ética e comprometimento.
  • Buscar constantemente a melhor tecnologia existente.
  • Estar integrados e contribuindo com a comunidade onde atuamos.
  • Nossa atividade estará sempre de acordo com a legislação ambiental.
  • Através de uma gestão participativa estimularemos o treinamento e a capacitação constante de nossos colaboradores e sua participação nos resultados.
História da Gran Mestri
Com os pés no chão e a cabeça no mundo, desenvolvemos uma gestão com base no comprometimento com as pessoas, com o meio ambiente, com os produtores de leite, com a comunidade e com o resultado dos processos de fabricação. Visamos transformar Santa Catarina em zona de produção do melhor queijo do mundo: o Gran Mestri.
Acari Luiz Menestrina
 
Da Itália para o Brasil

A história da empresa Gran Mestri Alimentos tem nome, cara e voz ativa. Acari Luiz Menestrina, brasileiro e descendente de italianos, empreendedor, com 37 anos de experiência na área de laticínios, buscou o conhecimento e a expertise dos mestres italianos para produzir o queijo tipo grana no Brasil.

A experiência, extraída do campo como técnico agrícola e acumulada como empresário de lácteos, as observações feitas a partir de missões internacionais e missões técnicas, sempre com foco na modernização e avanço do setor, foram essenciais para que, estratégicamente, Menestrina mudasse o foco dos negócios e realizasse a transição da Cedrense, uma das principais marcas do setor no Sul do Brasil, para a Gran Mestri Alimentos, especializada em queijos finos.

À frente da Cedrense realizamos a devida preparação para aproveitar as oportunidades de mercado. Percebemos a saturação da produção de commodities e preparamos uma gestão de negócios para viver a realidade de uma tendência mercadológica, a de produtos alimentares altamente diferenciados e com alto valor agregado.
Acari Luiz Menestrina
 
História do Queijo
Mestre Queijeiro

Assim surgiu o queijo...

Apreciado desde a pré-história, o queijo é um dos alimentos mais nutritivos e saborosos criados pelo homem. Os nomades encontravam nele uma segura fonte de nutrientes; gregos e romanos deram-lhe lugar de destaque; na Europa medieval foram desenvolvidos os métodos de feitura e de conservação.

O queijo é um alimento 100% natural apreciado em todo o mundo. Existem mais de dois mil tipos de queijos, devido às características climáticas de cada local, fator que influencia diretamente no processo de produção do queijo.

Origem do Queijo Tipo Grana
Câmara de Maturaçao

Grandes queijos, além do sabor inconfundível, guardam em sua essência fascinantes histórias.     

Há mais de mil anos os monges da Província da Padania, norte da Itália, produziam uma quantidade de leite superior às necessidades da população. Para conservar o leite excedente, os monges criaram um queijo de massa dura que, durante a cura, mantinha inalteradas as propriedades nutritivas do leite, conferindo ao queijo um sabor excepcional.

Assim foi criado o queijo tipo grana, batizado com este nome devido sua estrutura granulosa. Com o passar do tempo, o sabor doce e agradável tornou o queijo tipo grana um mito, uma obra prima italiana que ganhou fama em todo o mundo.


Sinônimo de Saúde
Queijos na Salmora
Os produtos Gran Mestri refletem o compromisso com a saúde e a qualidade de vida dos consumidores. Algumas características no processo de fabricação tornam os queijos Gran Mestri, além de saborosos, muito nutritivos.

DESNATE NATURAL

Resulta em um alimento completo, livre de colesterol, sem gordura e com alta concentração de proteínas, vitaminas, cálcio e sais minerais.

MATURAÇÃO

Define o sabor e completa os aromas dos queijos altamente digestíveis, fontes de nutrição e energia. Os queijos Gran Mestri são maturados em câmaras especiais até atingirem o ponto ideal para o consumo.
Câmara de Maturaçao
Limpeza das peças

QUALIDADE E
SEGURANÇA ALIMENTAR

Os mais rígidos padrões internacionais de qualidade e segurança alimentar são seguidos rigorosamente em todo o processo produtivo dos queijos e derivados Gran Mestri.


MATÉRIA-PRIMA SELECIONADA

Os cuidados da Gran Mestri Alimentos com seus produtos iniciam ainda no campo. As vacas têm uma dieta diferenciada e a atenção é redobrada quanto às regras higiênicas e sanitárias de coleta do leite.
Rebanho de Qualidade
Gran Mestri



ALIMENTO COMPLETO, ESSENCIAL EM TODAS AS FASES DA VIDA

Os produtos Gran Mestri proporcionam um sabor inigualável aos pratos, além de serem fonte de uma série de vitaminas, minerais e gorduras saturadas, benéficas ao organismo. Seus preciosos e completos nutrientes tornam os queijos Gran Mestri indicados para todas as idades.

AMINOÁCIDOS

A alta concentração de aminoácidos ajuda no desenvolvimento saudável do organismo humano.

CÁLCIO

Altos níveis de cálcio contribuem para a formação e a manutenção de ossos e dentes fortes.

CORAÇÃO

O consumo de queijo possui efeito positivo na pressão arterial.

DIETA

Combinado com dietas de baixo teor energético, o queijo ajuda a manter o peso.

LIVRE DE
LACTOSE

O queijo maturado é livre de lactose.
 

A soma de experiência e muito planejamento resultou num moderno complexo industrial de produção de queijos finos, a Gran Mestri Alimentos. A indústria, com capacidade de estocagem de um milhão de queijos foi reinaugurada em 2012. Está localizada em Guaraciaba, no Extremo-Oeste de Santa Catarina, uma das mais importantes bacias leiteiras do Brasil.

A parceria com colaboradores e fornecedores foi decisiva para a concretização do empreendimento, que em planejamento, gestão e tecnologia, está 30 anos à frente no mercado de lácteos.


Nossa cartilha é seguida à risca em toda a cadeia produtiva. Enquanto proporcionamos conhecimento e alternativas para o gerenciamento de custo e a qualidade da produção, exigimos resultados que superem os padrões internacionais
Acari Luiz Menestrina
 
Alta Tecnologia
Além de feito com toda a tecnologia, o Gran Mestri é feito com o coração.
Acari Luiz Menestrina
Câmara de Maturaçao

A Gran Mestri Alimentos promove o encontro entre tradição e alta tecnologia para produzir queijos que atravessaram séculos de história.

Manter o sabor surpreendente, respeitando os mais rígidos padrões nacionais e internacionais de sanidade e qualidade, fazem parte da missão da Gran Mestri Alimentos.

A indústria da Gran Mestri Alimentos, localizada no município de Guaraciaba, extremo-oeste catarinense, revela o contraste entre o moderno e o tradicional. A tecnologia, os equipamentos da indústria e matéria-prima (exceto o leite) são importados da Itália.

 

Dessa forma, a moderna indústria de 35 mil metros quadrados, é um exemplo de gestão e tecnologia, mas também de tradição na arte de produzir queijos nobres.

Mas o principal ingrediente da Gran Mestri Alimentos é a paixão, sem a qual as melhores técnicas são vãs.

Processo Automatizado de Corte das Peças
 
Toda tradiçao tem um mestre inspirador

Um mestre queijeiro europeu, profundo conhecedor da arte de transformar leite nos mais nobres queijos, acompanha todo o processo de produção dos queijos Gran Mestri. É ele quem garante a originalidade e o sabor tradicional dos mais nobres queijos.

Fazer queijo é uma arte, que envolve pastagens, animais-criadores e mestres queijeiros que melhor exprimem as tradições. Apenas saber como produzir não é suficiente, pois cada queijo tem um tempo de maturação, fundamental para a formação do gosto, cheiro e consistência desejada. Sem um refinamento adequado o queijo não adquire as características que lhe é peculiar.

O resultado é alcançado pela interação complexa entre o ambiente, o espaço e o tempo.

Mestre QueijeiroLuciano Magnoni - Mestre Queijeiro Europeu
 
Matéria-prima de qualidade

GRAN MESTRI, CUIDADO QUE COMEÇA NO CAMPO

A matéria-prima de qualidade é requisito essencial para obter sabor e textura únicos dos produtos
Gran Mestri. Para garantir uma matéria-prima de excelente qualidade, as vacas têm uma dieta
especial, à base de pasto, feno e uma mistura de cereais.

A Gran Mestri Alimentos exige cuidados redobrados com as regras higiênicas e sanitárias. Somente uma matéria-prima de alta qualidade pode ser utilizada na fabricação dos
produtos Gran Mestri.

Além da relação comercial, entre a indústria da Gran Mestri Alimentos e os agricultores,
existe uma relação de profundo respeito e cooperação. Os agricultores produzem leite
exclusivamente para a Gran Mestri Alimentos e recebem um valor acima da média de mercado.
Outra parte da matéria-prima é produzida em um rebanho próprio de 300 animais.

A Gran Mestri Alimentos utiliza, principalmente, leite de vacas da raça Jersey, que contém
maior teor de sólidos e proteínas, conferindo um rendimento industrial maior e
um sabor especial aos produtos.


Controle de Qualidade

A produção dos queijos Gran Mestri envolve tradição, alta tecnologia, experiência e, acima de tudo, compromisso com a qualidade e amor pelo que se faz.  

A Gran Mestri Alimentos adotou, em seu processo de fabricação, o compromisso de manter o sabor e as características do queijo tipo grana.

Frequentemente, amostras do leite são enviadas para um laboratório na Itália e, com base nos parâmetros italianos, nas análises e na qualidade da matéria prima, os fermentos são produzidos.

Um moderno laboratório instalado na indústria analisa, diariamente, o fermento a ser utilizado na fabricação do queijo tipo grana. Através da microscopia óptica a quantidade e a viabilidade dos micro-organismos desejáveis são medidas. Este processo é fundamental para a qualidade final dos queijos Gran Mestri.

Controle de Qualidade

Na indústria, as análises envolvem ainda a superfície dos equipamentos e os manipuladores. Os ambientes, a água de abastecimentos, ingredientes, salmoura, temperatura dos processos, tempo e o desempenho do produto até o seu estágio final, são incansavelmente observados.

Diariamente, todos os dados da produção dos queijos Gran Mestri são registrados, permitindo o rastreamento do produto.

Algumas ferramentas utilizadas pela Gran Mestri Alimentos para garantir a qualidade de seus produtos:


  • Boas práticas de fabricação;
  • Procedimento Padrão de Higiene Operacional;
  • 5Ss;
  • Procedimentos Operacionais Padrão em todas as etapas;
  • APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle);
  • Autocontroles de monitoração em todo o processo;
  • Auditoria permanente da Inspeção Federal, garantindo a manutenção de certificados para a exportação;
  • Auditoria constante de grupos alimentícios dos quais a Gran Mestri Alimentos é fornecedora.
 
Sustentabilidade

É natural, quem trabalha todo dia inspirado no campo faz o melhor pela natureza e pelas pessoas. Na Gran Mestri Alimentos, sustentabilidade e responsabilidade social são estratégias de gestão.

A indústria gera 200 empregos diretos e mais de mil empregos indiretos, incluindo os agricultores que fornecem a matéria prima dos queijos. Além de treinamentos constantes, os colaboradores dispõem de área de lazer e refeitório.

O parque industrial possui uma área de tratamento de efluentes de 6.090 metros quadrados. Um reflorestamento próprio supre a demanda energética da indústria.

A Gran Mestri Alimentos é uma indústria ecologicamente saudável, com reflorestamento próprio e moderno sistema de tratamento de efluentes. Além disso, economicamente sustentável, através da prática de uma gestão administrativa moderna, com sistemas de controle adequados para orçamentação, controladoria e planos permanentes de melhoria.

Os programas de gestão de qualidade implantados e acompanhados por consultoria de mestres queijeiros europeus, sistemas de rastreabilidade, constantes inspeções federais e habilitação para a exportação fazem com que a Gran Mestri Alimentos conquiste a preferência do consumidor brasileiro e avance pelo mundo.

Com uma linha de produtos diferenciados e nobres, a Gran Mestri Alimentos é uma marca que conquista os paladares mais refinados.

Gestao

A filosofia da Gran Mestri Alimentos é simples: produzir os melhores queijos do mundo, respeitando as pessoas e o meio ambiente. Em nossos processos de fabricação juntamos alta tecnologia com a arte milenar de produzir queijos. Esta não é uma receita muito comum nos negócios, mas é ela que tem conferido aos produtos Gran Mestri o status de qualidade inigualável no mercado.

Assim como o queijo que, durante a sua feitura, precisa de todo o cuidado, o modelo de gestão da Gran Mestri Alimentos tem foco no crescimento sustentável de longo prazo.


Preservando o Meio Ambiente

GESTÃO COMERCIAL:

O principal objetivo é alcançar a liderança brasileira no mercado de queijos com produtos altamente diferenciados e de alto valor agregado. Para isso, os produtos da Gran Mestri Alimentos estão inseridos em supermercados, restaurantes e casas especializadas em queijos das principais cidades do país.

GESTÃO OPERACIONAL :

Os programas de Gestão da Qualidade visam a garantia da qualidade dos produtos e seguem todas as normas sanitárias em vigor no país. O cuidado começa no campo, com as características da matéria prima, com resultados que superam os rígidos padrões internacionais. Na indústria são realizadas análises diárias e adotadas diversas normas de boas práticas de fabricação. Além de trabalhar com equipamentos de última geração, nossos colaboradores são constantemente treinados.

GESTÃO DE PESSOAS:

Para crescer é preciso entender o consumidor, buscar tecnologias, processos eficientes, produtos inovadores, cuidar das pessoas e do meio ambiente. Esta é a receita que a Gran Mestri Alimentos segue.

As pessoas fazem parte do crescimento da Gran Mestri Alimentos. Colaboradores e agricultores recebem remuneração acima da média do mercado e têm oportunidades de formação e capacitação para serem mestres no que fazem.

Acreditamos que somente grandes mestres podem fazer grandes queijos.

 


Nossa cartilha é seguida à risca em toda a cadeia produtiva. Enquanto proporcionamos conhecimento e alternativas para o gerenciamento de custo e a qualidade da produção, exigimos resultados que superem os padrões internacionais .
Acari Luiz Menestrina
 
Gran Mestri
GRAN MESTRI ALIMENTOS S/A
Rodovia BR 163 Km 80
Guaraciaba - SC - Brasil
BRSIS