Depoimentos
Casildo Maldaner
Quando falamos da Gran Mestri Alimentos e do empresário Acari Menestrina, é preciso cuidado extremo para não sermos repetitivos, tantos são os adjetivos elogiosos. Todos sabem que a Gran Mestri Alimentos produz o Grana Padano, um dos queijos mais nobres do mundo, com uma qualidade singular, considerado um marco na produção de queijos no Brasil. Sabemos, igualmente, que o amigo Acari é um grande empreendedor, que honra a tradição catarinense e, por isso, já recebeu quase uma centena de merecidas comendas e premiações. Neste momento em que se lança a uma nova empreitada, ao diversificar ainda mais a produção, inclusive com os nobres queijos pecorino e parmesão, o sucesso do ousado empreendimento não é somente nosso mais sincero desejo: é uma certeza. Resta-nos apenas aguardar, impacientes, as novas delícias da Gran Mestri Alimentos!

Casildo Maldaner
Senador da República

Uma das razões que nos tornou amigos foi o produto que a sua empresa produz, o tão famoso Gran Mestri. Um grana padano maturado e de sabor fabuloso hoje comparado aos melhores queijos importados. Isto falo e comprovo pois eu, Cirineu, trabalho com queijos desde a minha juventude e possuo uma loja no mais fantástico centro gastronômico de São Paulo, o Mercadão de São Paulo.

Cirineu J. P. Souza
Presidente Laticínios Pirâmide

Cirineu J. P. Souza
Beto Barreiros
Acari Menestrina é um visionário incansável. Valorizando e respeitando o homem do campo, gerando ótimos empregos e renda, além de constante busca do que há de melhor no mundo, fazem parte da sua rotina. Está presente diariamente na mesa dos brasileiros com seus produtos de qualidade inquestionável, produzidos e criados ecologicamente corretos e com tecnologia de ponta aqui no nosso estado. É mestre até no nome. Os seus exemplos de coragem, inovação e persistência, são motivos de orgulho de todos os catarinenses. !

Beto Barreiros
Fundador do Box 32 em Florianópolis, SC

Há três ou quatro anos, através do então governador Luiz Henrique da Silveira, conheci Acari Menestrina. Antes de conhece-lo o governador dizia-me maravilhas a seu respeito: que produzia um grana padano igual ao italiano, que era um dos ícones da economia do Oeste pelo seu incrível trabalho na expansão da bacia leiteira, e assim por diante. Por fim, conheci pessoalmente Menestrina e depois disso estive várias vezes com ele, algumas no Costão do Santinho, em jantares nos quais o Gran Mestri estava para o deleite de todos. Ouso dizer que Menestrina está entre os 10 mais eloquentes empresários de Santa Catarina, pela sua competência, sua coragem em invadir territórios empresariais desconhecidos e pela sua inabalável confiança e determinação em conseguir os resultados, por mais longíquos que estejam. Menestrina é um visionário, um guerreiro, um vencedor..

Fernando Marcondes de Mattos
Presidente do Costão do Santinho Resort em Florianópolis, SC

Fernando Marcondes de Mattos
Carlos Amaral
O empreendedorismo de Santa Catarina tem vários nomes, mas com certeza o nome de Acari Menestrina está presente em todas as listas dps maiores empreendedores que este Estado já conheceu. Tive a honra de entregar, como Presidente da ADVB-SC, o Prêmio Personalidade de Vendas 2008 para esse exemplo de vida e de empreendedor. O que mais me chama a atenção em Acari Menestrina é a sua simplicidade e o amor que este grande homem tem por Santa Catarina.

Carlos Amaral
Presidente do Conselho da ADVB SC

Costumo dizer que não se entra para a história pela porta dos fundos. É preciso coragem e ousadia ao tomar decisões e praticar ações que, para a maioria das pessoas, seria impossível ou improvável. O amigo e empresário Acari Luiz Menestrina é um exemplo desse seleto grupo de homens que fazem a diferença. Visionário do seu tempo e empreendedor nato, Acari Menestrina construiu seus negócios com trabalho e sacrifício, firmando-se como um dos mais importantes empresários do ramo de laticínios do Brasil, e exaltando o nome de Santa Catarina juntamente com a Gran Mestri Alimentos. E não bastasse a trajetória de sucesso e a consolidada empresa, o bom empresário alça vôos ainda mais altos e reinventa, reestrutura e, com este novo desafio, transforma o que já era digno de excelência, na maior e mais moderna fábrica de Queijos Diferenciais do Brasil. Santa Catarina agradece e se orgulha de ser representada, não só no país mas no Exterior, por tão ilustre filho da terra.

Eduardo Pinho Moreira
Vice-governador do Estado de Santa Catarina

Eduardo Pinho Moreira
Astor Kisty
Quando pra cá vim a economia estava baseada no extrativismo e um pouco na agricultura. A palavra indústria era pouco conhecida. O leite aqui produzido era apenas para subsistência. Foi nestes anos idos que comecei a conhecer a pessoa e o empreendedorismo de Acari Menestrina. Trabalhou na ACARESC e no Laticínios Ivoti e tornou-se um grande empresário do setor lácteo, fundando a Laticínios Cedrense. Com o seu empreendedorismo e pioneirismo iniciou-se na região a construção de uma grande bacia leiteira. Começou-se um trabalho de melhoramento genético com importação de vacas de outros países, iniciou-se o trabalho de inseminação artificial e de manejo com pastagens plantadas rotativas. A alimentação passou a ser aperfeiçoada com o incremento de silagem. O desenvolvimento de toda uma tecnologia avançada começou a prosperar na atividade, melhorando as condições e oportunidades de comercialização para os produtores. O leite que saía da região “in natura” passou a ser industrializado aqui, gerando uma ótima opção industrial para a região. O Sr. Acari é o empreendedor que “não come poeira e, sim, faz poeira”. É um empreendedor de vanguarda, sempre buscando novas tecnologias, novas oportunidades. É um profundo conhecedor do setor lácteo e graças à sua persistência e insistência contribuiu decisivamente para a transformação da Região Oeste numa das maiores e melhores bacias leiteiras do país.

Astor Kisty
Vice-presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina

Visão, desprendimento, ousadia, competência técnica e gerencial, são algumas das credenciais exigidas para ingressar no universo do empreendedorismo. Acari Luiz Menestrina é um desses empresários que reúne um conjunto de atributos que o colocam em destaque. A empresa é apenas o espaço de aplicação de suas inspirações, onde aplica suas competências, transforma o pensamento em projeto e o processo produtivo materializa seus sonhos. A cabeça do empreendedor é sempre uma fonte inesgotável de soluções para o mundo. Não somente para o ambiente organizacional, pois a aplicação de suas descobertas aplicam-se onde a vida pulsa. É o exemplo da Gran Mestri Alimentos, que não se resume a um produto, pois trata-se de uma marca com identidade forte, extrato e essência de quem a criou. Suas raízes estão no velho continente europeu, mais precisamente no território italiano, reconhecido pelos seus padrões de qualidade e cultura de consumo, ambiente de convivência frequente de Menestrina. No Brasil, apresenta-se como um queijo de características específicas, que se credencia a atender aos consumidores de paladar exigente, que combinam bom gosto com altos valores nutritivos. Isso é conseguido graças ao processo de produção, onde todo o cuidado é dispensado à sua elaboração, respaldo por tecnologia e segurança sanitária, outra expressão declaratória de empreendedorismo. Fica evidente que essa trajetória do produto tem o grande suporte da marca, identificada pelo protagonismo e forte ação de empreendedorismo de seu precursor, pois um produto não se destaca por acaso.

Anacleto Ortigara
Diretor técnico do Sebrae SC

Anacleto Ortigara
Salvatore DiVenezia
Na qualidade de representante do Governo italiano, sinto-me muito honrado e orgulhoso de ver um compatriota, empresário de vários setores, cujo carro-chefe é a área de laticínios, enfrentar um novo desafio tecnológico, ao decidir construir junto à fábrica da Gran Mestri uma mega fábrica em Guaraciaba-SC que produz o queijo italiano, com denominação de origem protegida (DOP) mais vendida no mundo. A determinação de trabalhar a terra, construir fábricas, fez com que a presença italiana no Brasil deixasse traços marcantes na cultura e na tradição local, dada a enorme afinidade encontrada nesta terra que recebeu nossos imigrantes de braços tão abertos. Acari Luiz Menestrina, ao conservar os costumes de seus ancestrais, cuidou das suas raízes, apoiou-se no passado para projetar brilhantemente seu futuro. A imigração italiana no Brasil é uma história que, muito viva, ainda continua sendo escrita por empreendedores da envergadura de Acari Luiz Menestrina.

Salvatore DiVenezia
Cônsul Geral da Itália

Cav. José Campestrini
Uma estrela nascida em Rio dos Cedros, SC, cintilou e timbrou sua marca na constelação universal das personalidades empresariais de primeira grandeza. A simplicidade, o sonho visionário, a tenacidade, a busca constante e incansável de tecnologias de ponta objetivando diferenciais de qualidade e de competitividade, a variedade na multiplicidade, em suma, a têmpera empresarial de vanguarda tornaram Menestrina um orgulho para seus familiares, conterrâneos e compatriotas. Quem o conheceu pessoalmente e vivenciou, desde a infância, cada intrépido passo do itinerário de lutas e vitórias, tem a certeza de que esta sua indeleável chancela será para sempre um marco e a luz que iluminará o caminho dos vencedores. Permitimo-nos somar nossa energia ao reconhecimento das entidades de classe bem como as de governo para homenagearmos este desbravador descendete ítalo-trentino. O grande cabedal de projetos e “businesses plans” - dentre os quais a nova fábrica de Queijos Nobres com maquinários e tecnologia de ponta em Guaraciaba, SC, agregados ainda sua capacidade gestora e de liderança, incontestávelmente comprovam: nada acontece por acaso... Avanti Menestrina, sei vincitore!

Cav. José Campestrini
Agente Consular Honorário da Itália

A relação entre Acari e o Senai é antiga. Ainda quando estava à frente da empresa Cedrense, Acari escolheu o Senai para um programa mensal de consultoria em Boas Práticas na Produção Primária do Leite. Pelo prestígio e a parceria, o Senai também escolheu Acari para ser professor ilustre do curso superior de Tecnologia em Alimentos e pode contar com sua contribuição em diversos momentos como palestrante em nossos eventos, como a Semana da Indústria. Nós do Senai SC sentimos orgulho em visualizar o crescimento, a expansão e a inauguração de uma indústria como a Gran Mestri Alimentos. E, mais ainda, sentimos orgulho em saber que por trás de tudo isso está um grande empreendedor. Uma pessoa que demonstra o amor pelo que faz em cada gesto, em cada palavra, em cada detalhe daquilo que produz. Um homem que deu a volta ao mundo para conhecer, buscar e trazer para nossa região o que há de melhor, inovador e competitivo no cenário internacional da indústria de laticínios.

Ivânia Biazussi Thomas
Diretora do Senai em Chapecó, SC

Ivânia Biazussi Thomas
Valdir Colatto
Um homem determinado, empreendedor e visionário, que cruza fronteiras na busca do conhecimento e dos seus sonhos. Não encontra fronteiras um homem que orgulha o agronegócio, na busca por novos produtos, da novidade da tecnologia e do conhecimento. Quem ganha com isso? O consumidor com seus produtos de sabor e qualidade inigualável, para alegria e prazer de todos nós. Um homem que não se limita a escrever ou ler, mas um predestinado que faz a história do agronegócio catarinense e brasileiro. Nos produtos Gran Mestri eu acredito. Como Acari acredita em tudo o que faz com muita determinação e entusiasmo. Uma pessoa que merece o sucesso que tem conquistado.

Valdir Colatto
Deputado Federal

Foi um período difícil, acostumado a levantar muito cedo e colocar as mãos na massa, conduzindo o que foi seu sonho a vida inteira. Numa manhã, levantou cedo, como sempre, e não tinha para onde ir, pois havia vendido a Cedrense. Eu, que o conheço há muitos anos sabia que um empreendedor nato, otimista e trabalhador não iria vender a Cedrense e se refugiar na Fazenda Sopramonte, ficar recostado numa rede, contando as ovelhas que cria com competência, junto aos seus cachorros Maremanos. O tempo passou, a fase da perda, das incertezas, da tristeza também passou. Seus olhos voltaram a brilhar, seu coração novamente palpitava, sua mente ativa e brilhante voltou a perseguir sonhos. Pensei, o velho Acari de guerra está voltando. Me chamou a Chapecó e foi me contando os planos: vou fazer uma fábrica maior que todas as fábricas da Cedrense, vou produzir queijos especiais e produtos derivados de lácteos especiais. O projeto está pronto, começo a construção em poucos dias... A Gran Mestri Alimentos estava iniciando, mais um grande empreendimento industrial de Santa Catarina e do Brasil.

Élvio Flores
Diretor Florauto, Presidente Flor do Pago e Laboratório de Análise

Élvio Flores
Airton Spies
O Acari Menestrina é um exemplo de empresário vencedor, por méritos próprios. É uma pessoa de origem humilde, filho de agricultor familiar que sabe transformar seus sonhos em realidade. Sempre disposto a aprender e a inovar, trabalhou na Extensão Rural própria de Santa Catarina, na qual lapidou seus princípios e suas habilidades técnicas e humanas na lida com a agricultura e com os agricultores. Empreendedor competente, entendeu desde cedo que, se nos portos, os navios podem estar em segurança, mas que os navios não foram feitos pra ficar nos portos, que era preciso enfrentar o mar para vencer. Soube ousar, pensar além do básico, enxergar longe e aproveitar as oportunidades. Por tudo isso, seu sucesso na vida pessoal, profissional e empresarial merece o reconhecimento de toda sociedade catarinense, e é um exemplo para os jovens empreendedores. A Secretaria de Agricultura e da Pesca do Estado de Santa Catarina aplaude e apoia as iniciativas que criam novas oportunidades de emprego e renda, como os empreendimentos do Sr. Acari, particularmente em atividaes como a bovinocultura de leite, que é muito importante para a agricultura familiar.

Airton Spies
Secretário Adjunto de Agricultura e Pesca de SC

“Acari, o verdadeiro Gran Mestri. Acari Menestrina chegou ao Oeste catarinense com um diploma de técnico agrícola, olhou a terra, sentiu o clima, admirou a paisagem, percebeu a gente e perguntou: porque não transformar a inóspita fronteira com a Argentina numa grande bacia leiteira? Levou, de Lages, as matrizes e disseminou a bovinocultura de leite do que resultaram a implantação de 10 fábricas, produzindo laticínios disputados nas gôndolas dos supermercados. O sonho inicial desdobrou-se em outros. A ousadia pioneira gerou outras ousadias. Veio a Gran Mestri Alimentos, com os queijos grana padano, feitos com o mesmo esmero e qualidade dos originais da região da Padania. Recebi, na casa d'Agronômica, o Ministro da Agricultura da Itália. Fiz provar o Gran Mestri e ele exclamou: este nosso queijo italiano é excepcional! Pois custei convence-lo de que aquele grana padano era feito em Guaraciaba, pelas mãos do Acari, tão bom quanto o original do Norte da Itália. Quando lancei à Epagri o desafio de buscar matrizes de ovelha de leite e cepas de Oliveiras, Acari logo se entusiasmou em desenvolver essas novas espécies produtivas em Santa Catarina. Do leite de ovelha já produz, há algum tempo, o pecorino. E, não tenho dúvida, em algum tempo, estará produzindo o Roquefort e o Serra da Estrela. Está plantando oliveiras. Logo, logo estará investindo numa indústria de óleos e conservas. Este é o Acari: impetuoso, criativo, ousado, empreendedor, o grande mestre da nossa agroindústria”.

Luiz Henrique da Silveira
Senador da República

Luiz Henrique da Silveira
Dr. Luis Carlos Silveira
Conversar com o Acari é um privilégio. O seu eloquente entusiasmo funciona como um sol que aquece nossos espíritos e nos diz que é possível realizar. Sua natureza irriquieta reporta aquele menino do interior, mas que tinha uma percepção que uma vaca poderia ser muito mais que um animal, mas um negócio de grande porte. Esta visão é própria dos vencedores que vêem o que todos vêem, mas que enxerga o que os outros não enxergam. Desejamos ao Acari que ele permaneça não só como a energia de um garoto, mas também com a saúde e idade biológica que acompanha todo este incessante ritmo próprio dos vitoriosos.

Dr. Luis Carlos Silveira
Médico e Diretor da Kurotel

O projeto do empreendedor Acari Menestrina é mais uma prova de arrojo. Com investimento expressivo e coragem para inovar, traz a Santa Catarina uma iniciativa que introduz tecnologia e agrega valor numa cadeia importante do agronegócio, que tem ganhado espaço na economia do Oeste e desempenhado um relevante papel econômico e social, ao gerar oportunidades nas pequenas propriedades rurais.

Glauco José Corte
Presidente do Sistema Fiesc – Federação das Indústrias de SC

Glauco José Corte
João Rodrigues
“Acari Menestrina é um empresário pioneiro na criação e no desenvolvimento da bacia leiteira do Extremo-Oeste catarinense. Ele sempre acreditou no potencial econômico da região Oeste. Com longos anos de experiência no setor, ele usa coragem e ousadia para enfrentar desafios e busca, constantemente, novas possibilidades para que Santa Catarina se destaque ainda mais no Brasil e no mundo. Além da geração de empregos diretos o investimento da Gran Mestri Alimentos agrega valor à cadeia leiteira e gera opções favoráveis aos produtores de leite”.

João Rodrigues
Secretário da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina

Há uma afirmação da sabedoria universal que nos diz que temos uma missão pessoal e uma missão mundial a serem cumpridas. A missão pessoal objetiva o nosso crescimento como individualidades, sendo um processo interno, ligado às nossas escolhas, e a missão mundial, a contribuição que podemos promover para a melhora do espaço que influenciamos, como as ações que se refletem no bem comum. O empreendedor é alguém que cumpre, com importância, uma missão mundial, criando oportunidades e levando bem estar àqueles alcançados pela sua iniciativa. Estamos diante de um exemplo bem próximo deste princípio.

Jaime João Regis
Médico veterinário e consultor técnico em laticínios

Jaime João Regis
Geraldo Benfica Teixeira
Tenho lidado com centenas de clientes e poucas vezes testemunhei um homem tão empreendedor e carismática como Acari Menestrina. O fascínio que exerce sobre colaboradores, parceiros, clientes e todos quantos dele se aproximam decorre de uma força interior rara que produz inconformismo, ojeriza à acomodação e conforto, planos, projetos, empreendimentos – sonhos, enfim! Sonhadores existem muitos, mas poucos são aqueles que perseguem tais sonhos e os realizam; menos ainda são os que transformam suas realizações em benefícios sociais, gerando empregos e provendo renda para pequenos produtores rurais, como Acari ves sistematicamente fazendo.

Geraldo Benfica Teixeira
Teixeira Ribeiro Advogados

Acari é mais um homem à frente de seu tempo. Graças ao seu espírito empreendedor, buscou conhecimento e inspiração nos melhores produtos lácteos europeus e trouxe esta nova realidade aos produtores catarinenses. Estratégicamente, montou uma equipe diferenciada, tanto dos fornecedores da matéria prima, como das pessoas que os orientam no aprimoramento da produção, como os responsáveis pelas análises laboratoriais. O resultado é um leite de qualidade igual ou superior ao encontrado na Europa. O resultado desta visão diferenciada, que abrange não apenas a indústria, mas toda a cadeia produtiva, culminou em produtos de alto padrão, fazendo da Gran Mestri Alimentos um exemplo em qualidade.

Enedir Zanchet
Médico veterinário, presidente da consultoria Asserpec

Enedir Zanchet
Raimundo Colombo
Observando a capacidade empreendedora e visionária de Acari Luiz Menestrina, tenho a plena certeza de que ele veio para fazer a história, proporcionando o desenvolvimento de Santa Catarina, garantindo trabalho para muitos e tornando o Estado uma referência na qualidades dos produtos. Para construir uma obra como esta é preciso capacidade de trabalho, visão empresarial e coragem para investir no solo catarinense. É de empresários como Acari que Santa Catarina precisa para se desenvolver.

Raimundo Colombo
Governador do Estado de Santa Catarina

Preciso e desejo cumprimentar Acari Luiz Menestrina pelo vosso magnífico produto. Nós catarinenses podemos dizer e falar amplamente da dedicação do senhor em tantas pesquisas para produzir e oferecer um grande queijo, o Gran Mestri. Porque não dizer, um orgulho para nós catarinenses. Garra, fibra, energia, dinamismo seu e equipe, nos dá exemplos. Parabéns!

Wandér Weege
Presidente da Malwee e Vinícola Pericó

Wandér Weege
Maurício Carlos Grando
Acari Luiz Menestrina é um homem de ideias maravilhosas, visionário, empreendedor e realizador, com sua tenacidade, garra e coragem, foi capaz de mudar toda uma região. Seus sonhos acalentaram tantos outros, sua influência cruzou fronteiras e foi capaz de mudar e redimensionar a vida de milhares de pessoas. Uma mente brilhante e inquieta, que não para, vive em constante ebulição, sonhando e criando para si e para o bem de outrem. Tive o imenso prazer de poder conhece-lo, compartilhar de conversas prolongadas e prazerosas e, tenho a honra de tê-lo como amigo.!

Maurício Carlos Grando
Presidente da Vinícola Villaggio Grando

Conheci o queijo Gran Mestri ao frequentar alguns dos excelentes restaurantes do Rio de Janeiro. Ao provar o queijo, apaixonei-me pelo seu sabor diferenciado. Procurei saber o nome do queijo e logo depois fui pesquisar de onde vinha e como poderia comprá-lo. Felizmente consegui encontrá-los. Fui muito bem atendido, com todas as informações de que precisava e acabei virando freguês! O queijo é excelente! Não conheço outro igual. O queijo parmesão ralado também é delicioso! Quem prova não consegue mais consumir estes que vendem por aí! Continuem mantendo o padrão de qualidade e tenham muito sucesso.

Ricardo Marzullo de Britto
Capitão de Fragata Instituto de Pesquisas da Marinha

Ricardo Marzullo de Britto
Cesar Perrone
A explicação deste sucesso é muito simples, somente uma cabeça de um grande empreendedor como a do Acari, seria capaz de alcançá-lo. Ele foi chamado para ver o mundo de outro ponto de vista e suas conquistas têm demonstrado isso. Acari vive, sente e pensa no futuro e é ali aonde ele se guia da melhor maneira, apoiado por um grandioso senso comum. É uma pessoa que, continuamente, tem a cabeça aberta, buscando, entendendo e encontrando as soluções simples, porém, por sua vez, mágicas, que fazem as coisas acontecerem. Tenho sorte de conhece-lo e de ter a oportunidade de trocar conhecimento com ele, aprendendo muito no caminho.

Cesar Perrone
Presidente do ITEPA – Montevidéu/Uruguai

Estamos falando de um investidor incorrigível, de espírito indomável. Assim, com estes novos e ousados investimentos, Menestrina se auto-estimula e enriquece o Estado de Santa Catarina com mais esta grife na indústria da gastronomia requintada, fabricando o queijo italiano, o Gran Mestri, o mais nobre dos queijos, aqui no Estado.

Moacir Bogo
Empresário – Joinville, SC

Moacir Bogo
Gran Mestri
GRAN MESTRI ALIMENTOS S/A
Rodovia BR 163 Km 80
Guaraciaba - SC - Brasil
BRSIS